
O governador Luiz Henrique anunciou ainda que a inauguração da Escola será no dia 7 de setembro e que poderá contar com a presença do presidente francês Nicolas Sarkozy, além do presidente Luiz Inácio Lula da Silva.
A escola deverá ser denominada ENA - Brasil, por ser pioneira no país e na América Latina neste modelo de cooperação. O termo foi assinado com o governo francês em Paris, na França, no ano passado, durante missões internacionais do governador e do vice Leonel Pavan. O processo legal da ENA - Brasil irá prever que o concurso vestibular para acesso também tenha força de concurso público, ou seja, os formandos da escola poderão ingressar diretamente no serviço público estadual.
A escola francesa de administração foi criada em 1945, por Charles de Gaulle, na época presidente da França, com o intuito de democratizar o acesso ao serviço civil. A instituição é considerada um símbolo da meritocracia republicana, oferecendo aos alunos acesso às mais altas posições administrativas governamentais. Cerca de 90 alunos se formam por ano. Entre os graduados da ENA está o ex-presidente francês, Jacques Chirac.
Fonte: Assessoria de Imprensa da Udesc
Nenhum comentário:
Postar um comentário